quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Itinerário

Como prometido, eu vou contar nesse post o itinerário da minha viagem, e o motivo que me fez escolher cada cidade.

A minha viagem tem dois propósitos básicos: estudo da língua inglesa e visitar alguns dos locais que serviram de palco para a Segunda Guerra Mundial. Vou explicar um pouco melhor esses propósitos:

Atualmente, eu estou há quase dois anos sem estudar inglês, e tenho notado recentemente que eu perdi muito da fluência que eu tinha (que já não era total...). Sendo assim, resolvi estudar novamente, mas de uma forma diferente do que eu estudava antes. Vou fazer uma imersão em um país de língua inglesa, morando na casa de uma família nativa, e com um curso intensivo em uma escola por duas semanas. A Inglaterra foi a minha escolha, e Londres não poderia ser mais apropriado.

Eu sou um historiador da segunda grande guerra por hobby. Já li uma dúzia de livros e possuo algumas dezenas de documentários sobre o assunto. Aproveitando a minha visita ao velho continente, vou realizar o sonho de conhecer pessoalmente alguns dos principais cenários de confrontos e extermínio naqueles anos terríveis.

Como dito, a minha primeira parada será Londres. O meu curso será na Malvern House, e terá duração de 05/10 a 16/10. Eu vou ficar hospedado em uma casa de família, e pretendo utilizar as tardes e noites livres para conhecer a cidade.

No fim de semana, ainda durante o período do curso, eu vou à Bruxelas, capital da Bélgica. Será uma oportunidade de conhecer uma bela cidade européia, e a primeira oportunidade de treinar o meu francês, com apenas 3 meses de curso. Um dos pontos fortes será a própria viagem, pois eu vou de EuroStar, um trem-bala que liga a Inglaterra à França, por baixo do Canal da Mancha. Eu vou chegar em Bruxelas sábado na hora do almoço, e voltarei a Londres domingo à noite.

Após o término do curso, eu seguirei para Berlim, dia 17 bem cedo. Ali, pretendo conhecer as principais sedes do governo nazista, e o que sobrou do muro de Berlim. Infelizmente, não terei tempo de ir a Bavária, em especial Munique, para conhecer as origens do partido, mas essa está reservada para a próxima viagem...

Dia 18, ao meio-dia, eu seguirei para Cracóvia, Polônia. Esse é um dos lugares que mais me dá frio na barriga só de pensar que eu vou conhecer, pois no dia 19 eu vou a Auschwitz, que fica a 70km de Cracóvia. Auschwitz possui o complexo de campos de concentração que foram os maiores centros de extermínio em massa da guerra. No campo Auschwitz-Birkenau morreram cerca de um milhão e meio de pessoas, principalmente judeus. É um local deprimente, mas um passeio obrigatório para quem se sente fascinado pelo assunto.

Dia 20 eu seguirei bem cedo para Praga, capital da República Checa. É uma das cidades mais belas da Europa, e possui o maior castelo do mundo. Assim como na Polônia, a minha maior dificuldade será o idioma, porque a parcela da população que fala inglês é muito, muito baixa.

Dia 21 eu seguirei para o meu último país, a França. Depois de Londres, Paris é a cidade que eu vou passar mais tempo. Pretendo aproveitar ao máximo o meu tempo para conhecer a cidade, e tentar aprender um pouco do idioma. Nessa hora, bate um arrependimento por não ter começado o curso de francês antes, mas ainda assim será uma ótima experiência. Ficarei na França até o dia 25, data da minha partida de volta ao Brasil.

Dia 24, ainda na França, eu vou fazer um tour pela Normandia, que foi o local de desembarque das tropas aliadas no famoso "Dia D". Vou conhecer o Memorial de Caen, onde fica o museu dos soldados aliados na Normandia, as praias de Omaha e Juno beach, Point d'Hoc e Arromanches. Para quem não conhece a história do Dia D, vale a pena uma pesquisa no wikipedia, para conhecer a importância que a invasão teve para a futura vitória dos aliados.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Post inicial

O objetivo deste blog é fazer um "diário de bordo" durante a viagem que vou fazer à Europa, de 03 a 26 de outubro próximos.

Para mim, será um desafio imenso, não a viagem em si, mas a manutenção desse diário. Digo isso porque eu odeio escrever, então vou me forçar a contar aqui as aventuras do meu dia-a-dia pelo menos 3 vezes por semana.

Com este diário, os meus amigos saberão o que eu tenho passado, e por onde estarei no momento. Espero que contribuam com dicas dos lugares a visitar, para aqueles que já encararam aventuras parecidas.

No próximo post eu farei um resumo da viagem, com os lugares a visitar e o porquê do local.

Abraços a todos, e fiquem com Deus!