segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Normandia

No sábado, mais um sonho meu foi realizado. Eu fui conhecer a região da Normandia, noroeste da França, onde os soldados aliados desembarcaram no famoso Dia D, e partiram para a reconquista da Europa, até então dominada pelos nazistas.

A guia de turismo foi me buscar no hotel às 06:15h de taxi, e fomos ao escritório da agência buscar a van. O passeio foi legal, porque eu pude admirar a cidade enquanto ela ainda estava apagada. Passamos pela Notre Dame, pelo Sena, pela Champs Elysées e pela torre, totalmente apagada. Eu nunca pensei que um dia fosse andar em um taxi que o carro fosse uma Mercedes de mais de R$ 150.000,00.

Fomos buscar os outros passageiros, 3 casais de americanos, na faixa dos 70 anos, e todos ricos, hospedados em hotéis de 350,00 euros a diária. Eles tinham motivos muito fortes para fazer o passeio, pois 2 eram ex-militares, e o pai do terceiro era veterano da Segunda Guerra. Foi uma experiência muito boa, trocar idéias com pessoas que gostam tanto ou mais de guerra quanto eu, e sabem muito sobre o assunto.

A nossa guia era uma francesa, e eu demorei um pouco para me acostumar com o sotaque do inglês dela. Um fato interessante que aconteceu foi quando eu perguntei qual era o sentimento do povo francês em relação aos alemães. Ela me respondeu que a geração dela não tem nada contra eles, porque não sofreram na pele as dores do período de invasão. Eu respondi então que não entendia porque eles não gostam dos ingleses, principalmente porque se não fosse por eles e pelos americanos, ela hoje falaria alemão. Ela não gostou do que eu disse, e disse que eles não odeiam os ingleses. Todo mundo sabe que isso é mentira, e um dos americanos depois veio falar comigo que concorda com o meu ponto de vista.

O passeio foi extraordinário. Acho que mesmo que eu viva mil anos, não vou ter outra aula de história tão viva. Começamos a jornada por Point du Hoc, que fica em Omaha Beach, o ponto mais difícil de ser tomado no Dia D. Estando lá, é difícil imaginar como os americanos conseguiram tomar aquele lugar vindos do mar, por causa da geografia do local, de penhascos ao invés de praias. Depois, passamos pelo cemitério e museu dos americanos, ainda na região de Omaha.

A pausa para o almoço foi um momento único. A nossa reserva era em um restaurante típico da França, muito chique, e com uma comida e vinho excelentes. Acho que o almoço lá não sai por menos de 80,00 euros.

Depois, fomos a Arromanches, onde existe um cinema em 360º, com um filme sobre a guerra. O cinema é muito high-tec, a platéia parece estar em um video-game gigante. Encerramos o dia em Juno Beach, uma praia que foi tomada pelos canadenses, e que posteriormente serviu de desembarque de ilustres na França, como o General Charles de Gaulle, e o General Eisenhower. O passeio me custou quase uma viagem a Buenos Aires, mas foi uma das melhores coisas que eu fiz nessas férias.

ps: Se repararem, eu voltei a usar acentuação nos textos. Como é bom estar em casa...

sábado, 24 de outubro de 2009

Notre Dame e Arco do Triunfo

Ontem, eu decidi que o primeiro lugar que eu ia visitar seria a Catedral de Notre Dame. Peguei o metro, e quando eu desci, uma surpresa: estava acontecendo uma manifestacao de estudantes em frente a central de policia. Me aproximei dos manifestantes, e descobri que o motivo do protesto era uma jovem de 19 anos, que foi abordada pela policia no caminho do colegio, e foi deportada para o Congo no mesmo dia, levando apenas sua mochila.

A Catedral me surpreendeu bastante. Eu nunca tinha visto fotos do seu interior, e por dentro ela eh muito mais bonita que por fora, com vitrais gigantes. Mesmo quem nao eh religioso sente uma grande emocao, e uma paz de espirito forte em seu interior. Para mim, que sou catolico, ela teve um significado a mais, com direito a pausa para oracao na Capela do Santissimo Sacramento. Como a fila para subir a torre estava muito grande, eu decidi nao subir, para economizar tempo, e parti para o Arco do Triunfo.

Eu aproveitei para descer do metro uma estacao antes do Arco, para conhecer um pouco da Champs Elysees. O Arco fica em uma rotatoria gigante, e o transito ao seu redor eh caotico. Nao ha engarrafamento, mas os carros nao se entendem, quem entra, quem sai e quem continua na rotatoria. Parece um daqueles videos que costumamos ver na internet, do transito em alguns paises estranhos. A subida para o Arco me matou. Sao 264 degraus (nao que eu tenha contado, esta escrito), e ultimamente as minhas pernas tremem so de olhar para escadas. Desde que eu cheguei na Europa, tenho andado o dia inteiro, e onde eu vou existem escadas para subir e descer. Quando eu voltar para o Brasil, vou ficar pelo menos um mes sem subir nenhuma escada.

Fui almocar no melhor restaurante que eu comi desde que cheguei na Europa, logicamente pedindo o prato do dia para economizar uns euros. Quando o garcon trouxe o meu prato, eu quase perguntei se aquilo era somente a entrada, e onde estaria o prato principal. Eu pedi um pato com batatas, mas aquilo nao era nem uma codorna. Em compensacao, o sabor era magnifico.

Depois do almoco, fui conhecer o Museu das Armas, onde esta a tumba de Napoleao. O museu eh otimo, conta a historia das duas guerras mundiais, e existem armas e armaduras desde a era medieval la expostas. A tumba do imperador eh gigante. Nao sei para que algo tao grande, se ele era baixinho...

Saindo do museu, fui andando ate o Colegio Militar, e depois segui para a torre, para admira-la mais uma vez. Eh impressionante a quantidade de vendedores ambulantes nos arredores da torre, parece o Largo da Carioca.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mona Lisa

Para minha surpresa, amanheceu um belo dia de sol no meu segundo dia em Paris. Como eu ja tinha conhecido a torre, fui realizar o meu segundo desejo na cidade: parti para o Louvre, para conhecer a Mona Lisa. A entrada do museu eh muito chamativa, com a sua famosa piramide de vidro. Admirei a paisagem por uns instantes, e fui em busca de "La Gioconda", do mestre Da Vinci - eu precisei vir a Paris para descobrir que a Mona Lisa era conhecida assim. Ao contrario do que todos dizem, ela nao eh minuscula, e muito menos decepcionante. Ao contrario, ela eh linda, e do tamanho de um quadro comum, daqueles que as pessoas tem em casa. Talvez por existirem uns quadros gigantes no museu, as pessoas a considerem pequena. Ela eh uma obra unica, possui uma parede so pra ela, enquanto todas as outras pinturas dividem espaco umas com as outras, e eh a unica que possui uma aglomeracao de gente ao seu redor. Pena que o publico nao possa chegar a menos de uns 4 metros de distancia.

Depois do museu, eu fui almocar. Esse foi o primeiro restaurante que eu estive em Paris onde o garcon falava ingles. Ele tinha ate um menu traduzido para o ingles. Aconteceu um fato no minimo curioso: eu pedi o prato do dia, que era um arroz com peixe, e pedi uma porcao de fritas para acompanhar, dizendo que poderia pagar pelas fritas separadamente. O chef achou um absurdo, e disse que nao me serviria as fritas. Depois, o proprio chef veio na minha mesa, pegou o meu prato, separou a pele do peixe e me ensinou a comer a comida que ele fez. Nessa hora, eu me convenci que realmente estou em Paris.

Depois do almoco, eu fui olhar algumas lojas, e descobri o que algumas pessoas ja tinham me avisado: Paris nao eh um bom lugar para compras, eh tudo muito caro. Por exemplo, a blusa da Ferrari que eu comprei em Londres, aqui custa o dobro do preco. Fui passear na Galeria Lafayette, e vi aquele mundo de roupas, acessorios e cosmeticos das marcas mais famosas do mundo. Pena que tudo seja voltado para o publico feminino.

A noite, fiquei bebendo no bar do hostel com uns brasileiros que eu conheci, e fui dormir nao muito tarde, por volta de 01:30h, para estar disposto no dia seguinte. Tem um frances no meu quarto que veio falar de futebol, dizendo que Maradona era melhor que o Pele, e Zidane foi o melhor da sua geracao. Eu mandei ele calar a boca, e disse que para discutir comigo sobre futebol precisa ganhar pelo menos 3 copas do mundo.

Uma coisa que eu tenho reparado nos lugares onde passo sao os artistas que se apresentam no metro. Os de Londres sao os mais sofisticados, com guitarras, amplificadores e caixas de som. Os de Berlim sao os mais talentosos, com musicas muito boas. Alias, la foi o unico lugar que eu dei dinheiro pros artistas. Os de Paris sao os mais chatos, sempre muito barulhentos, com sanfonas, trompetes etc. Eu acho que existem mais sanfoneiros no metro de Paris que no Ceara inteiro.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Primeiro dia em Paris - parte 2

O dia em Paris estava uma droga, com uma chuva chata, que as vezes ficava um pouco mais forte. Cheguei no hostel na hora do almoco, e fui cuidar de algumas coisas que eu vinha adiando. Arrumei a minha mala, pois desde Londres eu estava entulhando as coisas nela, e ja estava dificil encontrar o que eu procurava. Depois, aproveitei para lavar algumas roupas, porque eu ja estava ficando sem meias limpas, ja que nos ultimos dias eu estava usando dois pares por vez, por causa do frio. Uns brasileiros que eu encontrei me disseram que a comida do hostel nao era boa, entao eu fui pra rua reconhecer o ambiente e procurar algum restaurante para almocar.

So fui conhecer a cidade ja no final da tarde, e como ja nao era hora de visitar museus, fui direto para a Torre Eiffell. Ela eh realmente muito imponente, e linda. Eh impossivel nao se render a sua beleza. O tempo nao estava bom, mas mesmo assim eu resolvi subir, porque nao ha previsao de melhora ate o fim de semana, e a chuva tinha dado uma tregua. Do topo, ela permite uma vista de toda a cidade, e ha imagens indicando os pontos em destaque na direcao que se olha. Como ja estava anoitecendo, ficou dificil reconhecer muitos pontos, mas eu fui recompensado com as luzes da cidade sendo acesas.

A Adriana fez um comentario no meu ultimo post, que me fez perceber o quanto os meus amigos conhecem o meu estado de espirito, mesmo que eu nao diga explicitamente. Eu realmente estou muito cansado, e sei que isso vai me prejudicar para aproveitar ao maximo a beleza de Paris, mas eu nao me sinto estressado. Isso foi somente um momento que eu vivi em Praga, mas que ja passou.

Uma coisa que me surpreendeu muito com esse blog foi a quantidade de elogios e comentarios positivos que eu tenho recebido, nao so comentarios nos posts, mas por email e scraps no orkut. Eu nao imaginava que tanta gente fosse acompanha-lo, e principalmente que iam gostar tanto do que eu escrevo. Todas as vezes que eu converso com a minha mae, ela pede para eu nao parar de atualiza-lo, e que esta acompanhando tudo. Isso eh realmente a melhor recompensa para quem escreve. Pena que nem por isso eu deixe de escrever algumas besteiras, e contar os meus momentos de furia... sei que quando chegar em casa, vou levar uns puxoes de orelha rsrs.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Primeiro dia em Paris

Como eh bom poder sair na rua vestindo somente um moleton de novo, e nao mais uma roupa que mais parece que eu vou fazer uma viagem espacial. Eh engracado olhar algumas pessoas na rua com varios casacos e cachecois. Agora eu entendo porque os mineiros e gauchos zombam de nos, cariocas, quando colocamos muitos casacos em um frio de 19 graus. Eu acho que se pegasse 19 graus agora, seria capaz de andar de sunga, e mergulhar no mar.

Algumas pessoas nao entendem como ainda nao peguei nem mesmo um resfriado, porque no Rio eu vivia caindo de cama com crises de sinusite e rinite. Existem 3 motivos basicos para isso: o primeiro o clima aqui nao eh umido como no Brasil, e isso favorece os alergicos; o segundo eh que eu so tomo banho frio, mesmo quando a temperatura la fora esta proximo de zero; o terceiro motivo eh que eu sempre procuro protejer os pes, maos, pescoco e orelhas do frio.

Paris eh uma cidade cosmopolitana, mas nao tanto quanto Londres. Das cidades que eu visitei ate agora, eh a que tem a maior populacao negra. Existe uma lenda que os franceses nao sao solicitos. Isso eh uma meia verdade. Algumas ate sao, mas a parcela da populacao que fala ingles eh muito baixa. Para um pais de primeiro mundo, eu acho pessimo.

Por falar em mitos sobre os franceses, a ideia que fazemos que eles bebem muito vinho eh pura realidade. Todo mundo almoca e janta tomando vinho. Eh claro que eu tinha que acompanhar a tradicao local... Por falar em comida, desde que eu sai de Londres, Paris eh o primeiro lugar que eu estou me preocupando em fazer refeicoes regulares, ao inves de lanches no Mc Donald's, por exemplo. A primeira razao para isso eh que eu vou ficar aqui 5 dias, entao nao preciso economizar tempo das refeicoes. Outro motivo eh que eu ja perdi muito peso, estou secando demais. O ultimo motivo eh que ja que eu estou em Paris, vou mergulhar na culinaria francesa, mesmo que para isso eu tenha que pagar 15 euros por refeicao.

Eh impressionante quantas semelhancas Paris tem com Bruxelas, alem da lingua francofonica. Primeiro, o metro eh uma bagunca, com vagoes velhos, e em muitos deles voce precisa abrir a macaneta, porque a porta nao eh automatica. O teclado no computador tem varias teclas invertidas, comparando com o nosso padrao. Em uma coisa, Paris eh pior que Bruxelas: o transito eh caotico. Varios motoristas fazem bandalhas, estacionam em locais proibidos, etc. Eu so nao vi ninguem avancando o sinal (ate agora...).

Houve um momento da minha viagem que eu pensei que fosse ter que voltar pra casa mais cedo. Quando eu estava na boate na Cracovia, eu pisei em falso em uma escada, e torci o pe. Na hora, eu pensei que fosse ter que engessar o pe, mas por sorte foi somente um susto, nao houve contusao seria.

Praga... que praga

A minha viagem pra Praga foi de longe a pior parte da minha jornada. Eu tinha que sair do hostel na Cracovia as 03:00h da manha, e sai pra jantar com os amigos brasileiros depois do passeio a Auschwitz, e voltamos a meia-noite. Como eu ainda precisava tomar banho, arrumar a mala e queria publicar algumas fotos, resolvi que nao ia dormir. As poucas horas que eu dormi foram no aviao e no trem.

Sai debaixo de chuva e com 4 graus de temperatura, entao resolvi que ia pegar um taxi ate a estacao de trem, para nao pegar uma gripe. O taxista me informou a plataforma errada, entao ja tive que andar mais um pouco. Chegando no aeroporto, eu demorei um pouco para deixar o trem, entao perdi o onibus que levaria ate o aeroporto. Tive que andar uns 3 quilometros naquela chuva gelada, onde o guarda-chuva nao adiantou muito.

Cheguei em Praga e conheci o frio de verdade. A temperatura estava aproximadamente zero grau. Eu corri pro banheiro do aeroporto para trocar o tenis e as meias (sao dois pares nesse frio), pois os meus pes estavam encharcados desde a Polonia.

Na cidade, fui procurar uma casa de cambio, pois na Republica Checa a moeda eh Coroa Checa, e nao Euro. Levei uma volta na casa. A mulher me deu o dinheiro por um preco diferente do que estava escrito no painel. Fui reclamar, e ela disse que aquele preco era de venda, e nao de compra. Pedi o meu dinheiro de volta, e ela disse que nao daria. Eu chamei a policia, e nao fizeram nada. Me deram um papel dizendo que a policia da Republica Checa nao resolve problemas de casas de cambio, que isso era problema da justica civil, e no papel tinha o endereco do forum. Fiquei com muita vontade de quebrar a casa de cambio toda, mas nao fiz isso porque eu sabia que se fizesse, eu seria preso e deportado, e talvez nunca mais conseguisse entrar em outro pais. Mas confesso que, mesmo sabendo disso, ainda tenho essa vontade. Fui pro hostel, e falei pro atendente o que tinha acontecido, e disse que aquilo eh uma gangue. Ele nao gostou do que eu disse, e disse que Praga eh uma das cidades mais seguras do mundo. A mulher precisava ter colocado um revolver na minha cabeca, pra estar me roubando? Mostrei o papel pra ele, e ele disse que aquele endereco nao eh do forum, mas do Banco Central, e que la ninguem ia fazer nada. Ele concordou comigo que existe uma gangue. Por sorte, eu so perdi 25 dolares, mas fiquei furioso o resto da viagem por isso. Depois disso, andando na rua, comecei a prestar a atencao e vi varios golpistas tentando chamar turistas para casas de cambio. Se eu quisesse um lugar lindo, mas que o povo nao presta, nao teria saido do Brasil. Ia economizar uma fortuna, e nao precisaria passar por esse frio de matar.

Outra coisa ruim de Praga eh que muitas coisas sao muito caras. Eu paguei 20 dolares por um lanche do subway. Mas, nem so de coisas chatas Praga eh feita. Eu conheci o Castelo de Praga, que segundo o Guiness Book eh o maior castelo do mundo. Depois, fui conhecer uma cervejaria de 600 anos. Encontrei alguns espanhois bebados la, e achei q eles nao tinham controle sobre a bebida, e paguei caro por isso... em pouco tempo, eu estava tao bebado q mal sabia quem eu era... voltei pro hostel, e fui dormir, para acordar cedo e pegar o aviao pra Paris. A bebida de la eh mais batizada que na mariuzinn de copa.

Acordei faltando 45 minutos para o horario de encerrar o meu check-in, e o hostel fica a 30 min do aeroporto, de taxi. Desci como um desesperado para pegar um taxi, e a taxista saiu correndo pela cidade. Mesmo sendo tao cedo (04:30h), ela nao avancou nenhum sinal pelo caminho.

No aviao, as aeromocas tchecas eram muito antipaticas. Uma delas queria me cobrar 2 euros pela agua. Tive que discutir com ela, e consegui a minha agua.

As bolhas dos meu pes estao gigantes, as minhas pernas exaustas por andar tanto por tantos dias seguidos, a minha boca esta toda partida e as juntas dos meus dedos todas ressecadas e machucadas pelo frio. Una isso a um povo escroto e um frio de matar. Definitivamente, eu nunca mais volto naeuele lugar maldito.

O meu mal-humor so melhorou no aeroporto de Paris, quando eu comecei a falar em frances com o atendente da lanchonete. Isso ja foi o suficiente para eu saber que tinha deixado aquele lugar e virar a pagina, para partir para conhecer essa cidade fantastica.

Vou fazer um pedido mais uma vez: por favor, assinem os comentarios no blog. Eh muito estimulante saber quantas pessoas e quem esta acompanhando (ou pelo menos aqueles que deixam algum comentario).

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Auschwitz

Hoje foi um dos pontos altos da minha viagem. Conheci os principais campos de concentracao do complexo de Auschwitz, Auschwitz I e II (Birkenau).

Partimos de Cracovia com um grupo, guiados por uma guia em ingles. A viagem de onibus leva mais ou menos uma hora e meia, e ficamos cerca de 3h nos campos. Infelizmente, Auschwitz Birkenau nao oferece muitos pontos para visitas, pois ele era um campo muito grande, com centenas de barracoes, e seria impossivel visitar todos. Ainda por cima, as camaras de gas e crematorios foram destruidos pelos nazistas, para tentar ocultar as provas dos crimes. Auschwitz Birkenau eh conhecido como a maquina da morte nazista.

Ao contrario, Auschwitz I eh muito menor, com menos de 30 barracoes, e foi todo preparado para receber visitantes. La fica o museu de Auschwitz. Alguns barracoes sao abertos a visitacao, e ainda mantem toda a estrutura original, com algumas pecas decorativas e artigos dos judeus. A emocao quando se visita o lugar eh impressionante. Eu fiquei mais de uma hora sem dizer uma unica palavra, em grande parte porque nao tinha mesmo o que dizer, mas em muitos momentos porque a emocao era muito grande. Os ultimos lugares da visita sao uma prisao, com celas minusculas onde os prisioneiros morriam de fome e sufocados, e um predio com camara de gas e crematorio.

Hoje eu posso dizer que realizei o segundo maior sonho da minha vida. Agora so falta fazer amor com a Juliana Paes...

Agora ja sao 00:30, e eu preciso sair de casa 03:00 para pegar o meu voo para Praga. Ja sei que vai ser outro perrengue.... mas a diversao nao pode parar!!!

Cracovia

Ontem de manha eu deixei Berlim pra vir pra Cracovia, ja preparado para o frio intenso que estava por vir. Para minha surpresa, nao estava tanto frio quanto eu imaginava. Eu estava me preparando para pegar temperaturas negativas, mas a minima que eu peguei aqui foi 2 graus. Na madrugada de ontem, talvez tenha feito um pouco menos. Estava muito gelado, com uma neblina muito forte nas ruas.

A Cracovia me surpreendeu muito. Eu imaginava um lugar tipo do leste europeu na epoca da guerra fria, distante do ocidente, mas encontrei o oposto: um lugar muito alegre, onde todo mundo fala ingles, e dominado pelo capitalismo. Vi lojas de varias marcas famosas, como Diesel, Lacoste, Adidas... mas nao se iludam, aqui nao eh Free Shop. Os precos sao os mesmos praticados no Brasil.

Logo que cheguei no hostel, encontei um grupo de 3 cariocas que estao curtindo a cidade. Fiz amizade com eles, e combinamos de fazer alguns passeios juntos. Depois, fiz amizade com 2 ingleses, um americano e um australiano. Ficamos jogando cartas e bebendo umas vodkas.

A noite fui com os brasileiros (Gabriel, Guilherme e Gustavo) pra uma boate. Fiquei impressionado. A boate eh muito bacana, com varios ambientes e musica boa. Realmente, a Cracovia superou as minhas expectativas.

domingo, 18 de outubro de 2009

Berlim

Pra variar, eu sai de casa atrasado pra pegar o aviao pra Berlim. Na minha ultima semana em Londres, eu nao estava dormindo direito. Em 4 dias, dormi menos de 16 horas, e ainda pra piorar eu tinha que sair de casa antes das 04h da manha pra pegar o aviao. Tive que correr como um louco no aeroporto, desde o check-in ate o embarque, mas consegui pegar meu aviao, faltando uns 5 minutos pro embarque.

A minha primeira impressao de Berlim foi achar a cidade muito fria. Estava menos de 5 graus no aeroporto, e ventava muito, a sensacao termica estava uns zero... pra quem achava Londres fria, Berlim foi um choque. Eu sai de Londres com 10 graus. Berlim tem algo muito em comum com Bruxelas: muitas pessoas nao pagam trem e metro. Na minha primeira viagem, eu comprei o ticket, mas nao achei nenhum lugar pra passar, entao nao paguei. Depois, resolvi que nao ia pagar nenhuma vez, e foi o que aconteceu. Ate onibus eu nao pagava, as duas vezes que eu peguei onibus, os motoristas me disseram que nao precisava pagar. Uma vez porque eu era turista, outra porque eu ia pra um ponto muito proximo.

Pra quem acha os europeus frios, Berlim eh um soco no olho. Os londrinos sao frios, mas os alemaes sao sem-educacao. Em Berlim, voce pede informacao na rua, e algumas pessoas nem olham pra sua cara, continuam olhando pra onde estao, como se fossem surdas. Mesmo que nao fale ingles, a pessoa podia pelo menos olhar e fazer sinal que nao fala. De noite, eu fui pedir informacao pra uma mulher e ela nao so nao olhou pra minha cara, como fez uma cara de nojo. Resultado: chamei ela de piranha! Em portugues, claro... Engracado que, mesmo sem falar nada de portugues, eu sei que ela entendeu perfeitamente o que eu disse, pela cara que ela fez.

Uma dica pra quem for a Berlim: se alguem na rua te parar perguntando se voce fala ingles, nao responda. Muitos pedintes abordam turistas assim. Numa situacao dessas, fale em portugues e saia andando.

A coisa que mais me impressionou em Berlim, por nao conhecer antes, foi a torre de TV antiga da Alemanha Oriental. Ela eh gigante, mais de 300 metros de altura. Eu tentei subir nela, mas a fila era gigante, parecia banco em dia de pagamento.

Berlim tambem tem muitos brasileiros. Enquanto eu estava no muro, encontrei dois grupos de brasileiros. Eles me reconheceram pelo cachecol do Vasco. Uma menina pediu pra tirar foto com o cachecol, pra mandar pro pai dela. Eu achei o maximo... rsrs

Ha alguns dias, eu tenho sentido muita dor nas pernas, e estou com algumas bolhas nos pes. Em Berlim, o problema comecou a se agravar. Eu estava com muita dificuldade pra andar, por causa das bolhas. Andar o dia inteiro nao eh mole, principalmente com uma mochila pesada nas costas, e na Europa, que onde voce vai tem muitas escadas. Em muitas estacoes do metro nao tem escadas rolantes. Isso eh otimo quando estou indo ou vindo do aeroporto, com mais uma mala pra carregar pra cima e pra baixo.

Uma coisa lamentavel na Europa eh que muitas pessoas nao lavam as maos depois de usar o banheiro. Em Londres, em varios banheiros tem uma placa pedindo pras pessoas lavarem as maos...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Despedida...

Hoje foi o meu ultimo dia em Londres. De manha, eu assisti as minhas ultimas aulas e peguei o meu certificado na escola. A tarde, eu fui no Sea Life, que fica no Aquario de Londres, e na London Eye.

O Sea Life eh um otimo parque, com tanques gigantes, que comportam todo tipo de peixes, inclusive tubaroes de mais de 2 metros, e tartarugas gigantes, de cerca de 1,5 m. Tambem existem muitas arraias no parque, e elas sao muito doceis.

A London Eye por si so dispensa comentarios. Ela eh da altura de um predio de 43 andares, e tem uma vista privilegiada da cidade. O passeio dura meia-hora, e eh o equivalente a uma volta completa na roda.

Amanha, estarei partindo para Berlim. Vou a cidade para conhecer lugares marcados pela guerra, inclusive museus que falam sobre o assunto.

O que esta me assustando no momento eh o frio que eu vou pegar na viagem. Em Berlim, a minima prevista eh 1 grau, na Cracovia -3, e em Praga, 1. Ontem eu comprei um casaco novo, para ver se consigo suportar esse frio.

Ice bar

Ontem, foi o aniversario da Camila, uma amiga que eu fiz na escola. Depois da aula, fomos almocar em um restaurante turco, e aconteceu uma coisa curiosa: cantamos parabens pra ela em espanhol, russo, curquistanes, coreano, turco, portugues e ingles. Eu nunca vi um aniversario tao multicultural.

Durante o almoco, eu descobri um fato muito curioso: o pai da Marina, outra amiga da escola, trabalha no mesmo lugar que eu, no mesmo andar. Eu ja esperava encontrar brasileiros em Londres. Ja esperava encontrar cariocas, mas essa foi demais...

Depois do almoco, eu fui no Museu de Ciencias e no Museu de Historia Natural. Como nao tinha muito tempo, escolhi apenas algumas galerias dos museus, as que mais me interessavam. No Museu de Ciencias, vi varias maquinas que ajudaram a escrever a historia da revolucao industrial e vi objetos relacionados a exploracao do espaco, como satelites, roupas de astrounautas, replicas de naves espaciais, entre outros. No museu de Historia Natural, eu vi algumas coisas relacionadas a Terra e suas origens, e a sessao de dinossauros.

A noite, fomos ao Absolut Icebar London, um bar de gelo, para outra comemoracao do aniversario da Camila. O bar eh uma otima atracao, onde tudo eh feito de gelo, como as cadeiras, mesas, os copos, paredes etc. Cada grupo visitante tem direito a ficar 40 minutos la dentro, mas isso nao eh problema, porque devido ao frio de -5 graus celsius, muita gente nao aguenta ficar mais de 20 minutos la.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Wembley

Ontem, eu fui no British Museum, mas nao tinha muito tempo, entao resolvi visitar somente a area sobre o antigo Egito. O local eh fantastico, com diversas mumias, objetos em geral, sarcofagos e etc.

Depois, eu fui encontrar o Stefano, e fomos ao estadio Wembley, assistir ao jogo entre a Inglaterra e a Bielorussia, pelas eliminatorias europeias para a copa do mundo. O estadio eh fabuloso, tanto pelo tamanho, quanto pela beleza, ou por sua modernidade. O estadio estava bem cheio, com mais de 76.000 torcedores, e a Inglaterra venceu por 3x0.

Como ja era esperado, o jeito europeu de torcer eh completamente diferente do nosso. Dos jogos que eu assisti, a torcida mais parecida com o estilo brasileiro eh a da Turquia. Sem duvida, foram os que mais me encantaram. Uma coisa curiosa eh que eu nunca assisti a um jogo do Brasil ao vivo, e ja fui em duas partidas de selecoes europeias.

Alguns ingleses tentaram me provocar, porque eu estava com a camisa do Vasco, mas tudo no espirito de brincadeira, sem nenhum incidente. A saida do estadio foi catastrofica. Nao houve nenhuma briga, mas a saida para o metro ficou lotada, e uma caminhada de 5 minutos levou uma hora. Foi pior que a saida do Maracana. A FIFA nao esta querendo permitir que a abertura da copa de 2014 seja no Morumbi, mas nao sei o que eles pensam a respeito de Wembley.

Um fato muito curioso e comico que aconteceu em Bruxelas, e eu nao comentei, foi que eu perdi a hora do check-out no albergue. O check-out eh as 11:00h, mas eu estava dormindo, e desci as 11:30h. O cartao usado para liberar o elevador nao estava mais funcionando, entao eu desci pelas escadas de emergencia. Quando cheguei la embaixo, o alarme tocou, e a recepcionista veio querer me dar esporro por isso. Ela ficou muito furiosa. Acho que na Belgica, andar nas escadas de emergencia eh uma ofensa muito grave.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Abbey Road e Madame Tussauds

Ontem, eu fui a Abbey Road, tirar uma foto igual a famosa capa do disco Beatles, de 1969. Foi uma das coisas mais engracadas que eu ja vi por aqui. Varias pessoas atravessando a rua para tirar uma foto como aquela, e como nao podia deixar de ser, tinha um grupo de brasileiras por la. O mais engracado eh que, embora tenha uma faixa de pedestres, ali nao ha nenhum sinal de transito. Entao, alguns motoristas ficam com raiva por ter que parar pras pessoas tirarem fotos. Isso foi realmente muito engracado. De repente, um guarda chegou e ficou olhando de perto. Eu pensei que ele fosse dar um esporro no pessoal, mas quando vi ele estava rindo muito da situacao.

Depois, fui conhecer o Madame Tussauds Wax Museum, o famoso museu de cera de Londres. O museu eh super divertido, com varias estatuas classicas, como a rainha Elizabeth II ou Michael Jackson, e outras muito curiosas, como Shrek, por exemplo. A sessao que eu mais gostei foi a area de esportes. Tem varias atracoes interativas, incluindo videogames pros visitantes jogarem. Outra sessao muito boa foi a sessao de terror. Tem estatuas dos mais famosos serial killers da historia, e tem uma area onde atores maquiados ficam aterrorizando as pessoas, mais parece um trem-fantasma. A minha unica reclamacao do museu eh que ele eh muito grande, com muitas pecas. Depois de um certo tempo, voce fica de saco cheio de tanto olhar estatuas, e passa por varias sem dar bola.

A noite, fui pra uma boate com uma amiga do Brasil, que eu nao via ha 2 anos. Passei a noite bebendo e dancando, e fui direto pra escola. Hoje nao fui a lugar nenhum, porque fiquei um bagaco... rs

Algumas curiosidades que nao vao mudar em nada a sua vida:
-Os londrinos identificam a nacionalidade das pessoas so de ouvi-los falando. Eh engracado como cada pais tem os seus vicios proprios do sotaque... eu ja estou identificando a nacionalidade de muitas pessoas so de olhar pra elas. Os espanhois, koreanos, alemaes, turcos, mexicanos e brasileiros sao os mais faceis... conviver com pessoas do mundo inteiro eh algo muito interessante...
-Imersao eh realmente a melhor maneira de se aprofundar em outro idioma. Com menos de duas semans em Londres, mais de 80% dos meus sonhos sao em ingles, mesmo quando eu sonho com pessoas do Brasil, que nao falam ingles rsrs. Quando acordado, os meus pensamentos ainda sao em portugues. Acho que mudar o pensamento deve ser algo pra longos anos, isso se mudar. Na verdade, no Brasil, nos meus tempos de curso de ingles, eu ja sonhava em ingles algumas vezes, mas nao tanto quanto hoje, obviamente.
-Eh impressionante a quantidade de brasileiros em Londres. No Madame Tussauds, cerca de 70% das pessoas eram brasileiros. Ontem eu voltei na loja da Ferrari pra comprar uma blusa que tinha ficado com pena de comprar da outra vez, e descobri que dos 8 vendedores da loja, 4 sao brasileiros. Comentei a respeito com um deles, e ele me disse que os brasileiros vao dominar o mundo. O mundo eu nao sei, mas Londres ja esta dominada :-)
-As vezes enche tanto o saco falar portugues, que eu me finjo de gringo quando encontro algum brasileiro na rua. Nao que eu nao goste da nossa cultura, pelo contrario, mas eu nao vim a Londres pra falar portugues.
-O metro de Londres eh muito bom pela facilidade de se deslocar entre as linhas, mas em alguns horarios ele eh tao ruim quanto ou pior que o nosso, principalmente na hora do rush e depois das 22h. Em alguns casos, sofre atrasos monstruosos, vagoes lotados e etc. Durante o dia inteiro, o alto-falante fica anunciando que todas as linhas operam normalmente (quando elas estao normais, logicamente). Um professor meu diz que o metro eh tao ruim, que eles ficam comemorando quando esta tudo normal. Uma coisa otima no metro, eh que em 90% das estacoes, existe um painel eletronico informando quanto tempo levara para os proximos trens chegarem.
-No onibus, isso tambem acontece, mas eh muito raro, so em alguns pontos no centro. Eh fantastico voce chegar no ponto de onibus e saber quanto tempo vai ter que esperar. Ja dentro dos onibus, todos possuem um painel semelhante, informando que ponto esta proximo. GPS eh uma coisa do outro mundo! Quando bem usado, melhora a nossa vida absurdamente.

domingo, 11 de outubro de 2009

Brussels

Como eu adiantei no post anterior, esse fim de semana eu fui pra Bruxelas. Uma cidade tipicamente europeia, com muitos tracos de Paris, sede da Uniao Europeia.

Logo que cheguei, encontrei com o Bernardo, um dos fundadores dos Guerreiros do Almirante, um movimento de torcedores do Vasco da Gama que eu faco parte. Eu nao o conhecia pessoalmente, apenas tinhamos alguns amigos em comum. Eh um cara muito bacana, que como eu, ama o Vasco de coracao.

O primeiro lugar que fomos passear foi a Grand Place, uma das pracas mais bonitas da Europa. Tem varias construcoes grandiosas. Enquanto estavamos na praca, chegou um grupo de torcedores turcos, que estavam se preparando para ir assistir ao jogo das eliminatorias da copa, Belgica x Turquia. Eu fiquei louco com os caras, eles fazem uma festa muito bonita. Me lembrou muito a GDA, e toda a nossa explosao de loucura.

A cidade estava lotada de policiais, todos preocupados com um possivel confronto de torcedores das duas selecoes, mas gracas a Deus, nada aconteceu.

Como nao podia ser diferente, fomos ao estadio Roi Baudouin, para ver se eu conseguia algum ingresso. Eles nao vendem ingressos no dia do jogo, entao tive que apelar para os cambistas. Enquanto estavamos procurando por ingressos, aproveitamos para tirar fotos com o Atomo, que eh um monumento gigantesco, que representa um atomo aumentado 165 bilhoes de vezes.

Depois, me despedi do Bernardo e voltei pro estadio, para ver se conseguia comprar o ingresso. So estava achando com um cara por 75 euros, mas consegui comprar por 20 euros, pena que o lugar nao era muito bom, mas eu estava num jogo das eliminatorias europeias para a copa, o lugar no estadio era so um detalhe...

O estadio estava bem cheio, com cerca de 70% da lotacao. Deu uma vontade de puxar o grito de Casaca! O jogo foi bom, a Belgica ganhou de 2x0, mas os turcos nao pararam de fazer festa nem por um minuto. Eles so sao um pouco hostis, pois eles acendiam os sinalizadores na arquibancada, e os arremessavam em direcao ao campo. Se fosse no Brasil, eles iam tomar muita porrada da PM.

Na volta pro albergue, encontrei uns caras, e um deles ficou debochando de mim, achando engracado eu falar portugues, ingles, frances e espanhol (os 2 ultimos muito limitados, claro). Ele descobriu isso porque um amigo dele eh espanhol, e eu fiquei conversando com ele. Nao sei o que ha de engracado nisso, ele devia se sentir envergonhado por eu ser do terceiro mundo, e estudar tantos idiomas, e ele mal falar frances, e ainda todo cheio de girias.

Bruxelas eh conhecida por ter inventado a os Smurfs e a bata-frita, mas tambem eh famosa por seu chocolate e cervejarias. Em alguns lugares, existem mais de 250 tipos de cerveja. Eu experimentei cerveja de cereja e de uma outra fruta vermelha, que nao temos no Brasil.

Domingo, eu voltei a Grand Place, e dali fui conhecer o Mannequin Pis, uma estatua de um boneco fazendo xixi, que parece o simbolo do Botafogo. Ele eh um dos maiores simbolos de Bruxelas, mas eh decepcionante. A estatua eh tao pequena, que mal da pra ver. Depois, fui conhecer alguns pontos turisticos, e terminei o meu passeio no Castelo Real.

Gostei de Bruxelas, mas a cidade tem alguns pontos negativos, e o principal deles eh o metro. Eh uma bagunca total, nao tem roleta para entrar, voce coloca o cartao em um lugar, mas se nao quiser pagar, nao paga. Eu so paguei uma vez, na saida do jogo, porque tinha muita policia na estacao. Alem disso, a rede metroviaria eh muito pequena, e o metro faz uma especie de caracol, ou seja, ele passa duas vezes pelo mesmo lugar. Acredite se quiser... Como se nao bastasse, os vagoes sao velhos, e as portas nao abrem automaticamente, voce precisa abrir com as proprias maos.

Outra coisa estranha em Bruxelas eh que muitos banheiros masculinos nao ficam com as portas fechadas, onde os caras urinam, e isso porque alguns lugares eu ainda tive que pagar pra ir no banheiro. Se for assim, prefiro fazer no muro dos outros, porque pra mim vai dar na mesma, e ainda economizo 0,50 de euro, que da quase R$ 1,50...

Finalizando, Bruxelas eh uma cidade muito bonita, mas que oferece alguns perigos que Londres nao tem, como pessoas que nao respeitam transito, briga nas ruas (eu vi duas vezes), assaltos e etc.

Pacha

Sexta o pessoal da escola distribuiu convites para uma das boates mais faladas no mundo, a Pacha.
O lugar eh bacana, tem gente do mundo inteiro, mas pagar quase R$ 15,00 por cada cerveja eh dose...
Ainda na fila para entrar, eu conheci uns ingleses babacas, que fizeram comentarios nada amistosos sobre as mulheres brasileiras. Me deu uma vontade enorme de chamar aqueles idiotas pra porrada. Juro que se algum dia eu souber que alguma amiga minha ficou com um cara soh porque ele eh gringo, ela deixa de ser minha amiga. Todo mundo sabe que eles nao respeitam a mulher brasileira, e pensam que todas elas sao prostitutas, mas ouvir isso da boca de alguem eh revoltante.
Na volta, eu paguei todos os meus pecados. De madrugada, o metro nao funciona, entao tive que pegar alguns onibus. Estava muito frio, abaixo de 10 graus, e ventando bastante, e eu estava so com um casaco de moleton. Acho q nunca senti tanto frio na vida rsrs
Depois, fui dormir as 06:30, para acordar as 08;30... sai de casa atrasado, e fui correndo pelas ruas, trocando entre onibus e metro para nao perder a hora do Eurostar pra Bruxelas.
Agora estou saindo de Bruxelas. Quando chegar em Londres, eu conto as aventuras daqui.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Camden Town

Hoje, eu descobri que Londres tem o seu proprio Saara (nao o deserto, o nosso famoso mercado popular), e o nome dele eh Camden Town.
O lugar eh impressionante, bilhoes de lojas e barracas, onde se vende de tudo. O lugar eh super democratico, mas dominado por clubbers, e pessoas que curtem musica eletronica em geral.
O que mais me chamou a atencao la foi uma loja chamada Cyberdog. Eh um lugar unico na Inglaterra, talvez no mundo. A loja eh especializada em produtos pra galera que curte festas rave. Eles tem de tudo, ate coisas que eu nao tenho ideia pra que servem rsrs
O lugar eh altamente alucinogeno, fica uma musica eletronica tocando o tempo todo em volume e velocidade altos. Os vendedores usam aquelas roupas e cabelo esquisitos. Acho que se eu fosse adepto do exctase, tomaria uma bala la e ia curtir o lugar hahahahaha

Hoje, eu descobri que nao eh so a comida que eh cara aqui. Finalmente eu vi uma academia. Fui perguntar o preco, e o cara queria £ 29,00 por uma semana. Isso da quase R$ 100,00!!! Eu quase mandei ele enfiar os £ 29,00 naquele lugar. Em portuges, eh claro...

Um pedido: quando forem comentar no blog, assinem os comentarios. Eu quero saber quem anda acompanhando as minhas aventuras.

Quarta, quinta e sexta de manha

Como eu nao tenho postado ultimamente, vou fazer um resumo sobre os ultimos dias:

Quarta-feira, o dia foi uma droga. Choveu muito, e estava frio. Mas, como toda regra tem excessoes, o dia teve alguns pontos positivos.
Eu passei o dia com amigos que fiz na escola: um italiano, Stefano, uma turca, Bicem, e uma austriaca, Julia. Almocamos em um restaurante coreano, e foi uma droga. A comida ate era gostosa, mas tinha muita pimenta. Pra piorar, o prato que eu pedi foi o mais apimentado de todos. Nao consegui comer nem 30% da minha comida. Uma dica: nunca comam em um restaurante coreano, com a comida feita por um coreano de verdade...
Depois do almoco, fomos a um Starbucks, e eu consegui matar a minha fome com alguns doces. Depois, Julia se despediu de nos, e fomos ao palacio de Buckingham, que eh a residencia da rainha. Como estava chovendo muito, nos ficamos todos molhados, mesmo de guarda-chuva.
A noite, Juliana se juntou a nos, e finalmente eu conheci um pub. Tomamos algumas cervejas e depois fui pra casa.
Descobri que Londres tem a sua propria Lapa, se chama Soho. La tem de tudo a noite, mas nao pretendo voltar la, porque os gays sao maioria.

Quinta-feira, foi um otimo dia, porque pela primeira vez o sol apareceu de verdade. Levei o Stefano, Bicem e uma garota da Armenia (quem nasce na Armenia eh o que??) a um restaurante brasileiro para almocar. Foi otimo, pois eles adoraram a comida, principalmente o feijao. Grapion, a garota da Armenia, me emocionou muito. Ela sabe muita coisa sobre o Brasil, assiste varias novelas da Globo, sabe varias coisas sobre os lugares e a nossa cultura, e sabe ate algumas palavras em portugues. Quando ela estava falando essas coisas, meus olhos se encheram de lagrimas. Eh um sentimento muito engracado quando voce mora aqui e vive a cultura deles. Eu imagino como deve ser para alguem que mora aqui ha 10 ou 20 anos. A saudade de casa, e da nossa cultura deve ser de matar. Depois do almoco, eu pedi licenca para ir ao banheiro escovar os dentes, e eles se espantaram. Pediram para ver os meus dentes, para ver se eles sao "gastos", porque para eles quem escova os dentes muitas vezes no dia fica com eles gastos. O Stefano disse que na Italia eles so escovam quando acordam.
Depois, fomos ao parlamento, e eu pude tirar mais algumas fotos no Big Ben. Me despedi deles, e fui sozinho a Torre de Londres (que eh um castelo) e a London Bridge (Ponte de Londres). O castelo foi a coisa mais fantastica que eu ja conheci aqui. Ele eh gigante, e eh conhecido por causa de Henrique VIII. Ele foi um rei do seculo XVI que enviou varios prisioneiros para o castelo, inclusive 2 de suas esposas. No castelo, tem uma faixa que diz "Henry VIII Dressed to Kill" (Henrique VIII Vestido para Matar).
Para fechar o dia, eu fui para Greenwich conhecer o lugar exato onde passa o meridiano zero. Para quem nao sabe, isso significa que ali eh a base para o fuso horario mundial. Eh um lugar fantastico, mas muito frio, porque venta demais.
Londres tem algumas coisas muito baratas, tipo eletronicos, mas a comida em geral eh muito cara. A cerveja no pub custava cerca de R$ 10,00, na Torre de Londres eu tomei um sorvete de casquinha com gosto de nada por R$ 8,00, e em Greenwich eu comprei uma garrafa de agua mineral pequena por R$ 7,00.

Hoje, sexta-feira o dia esta ensolarado, mas muito frio. A temperatura esta na casa de 6 graus. Ainda nao sei o que me espera depois da aula, contarei no proximo post.

Mais algumas curiosidades londrinas:
-Na bica do banheiro, normalmente existem duas torneiras, uma para agua quente e outra para agua gelada. Eu nao entendo isso. Ou voce usa agua congelando, ou queima as maos. Em alguns lugares, so tem agua quente (ela nao eh morna, eh quente de verdade).
-As bicicletas andam no transito junto com os carros, e elas param no sinal vermelho!!! Todos os ciclistas andam de capacete.
-O prefixo para ligacoes locais tambem eh 0800.

Agora eu vou voltar para a aula, porque o intervalo esta acabando...

Curso de ingles

Alguem enviou um comentario pedindo dica de curso de ingles no Brasil, entao aqui vai:
Eu sempre estudei no Brasas, e acho o melhor de todos. Ja vi e ouvi alguma coisa sobre o metodo de outros cursos, mas nao me adaptaria a nenhum deles.
Talvez o Cultura Inglesa tambem seja bom, mas eu nao sei muito a respeito.
A principal dica eh: corra de cursos que permitem que o aluno fale em portugues em sala, e de cursos que levam mais de 4 anos. Eh claro que vc pode continuar estudando mais tempo, mas ai com aulas de extensao, tipo curso so de conversacao, etc, mas ai eh outra historia...

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Comprasssss

Hoje eu fui as compras. Nem acredito que gastei tanto... acho que gastei o meu salario de dois meses em menos de 5 horas rsrs

Depois da aula, eu fui pra Piccadilly e passei a tarde toda andando nas lojas ate a Oxford Street. O tempo estava muito feio, entao eu decidi nao ir a nenhum lugar que exigiria um tempo bom pra ter uma vista legal, ou pra tirar boas fotos, entao resolvi aproveitar para comprar tudo o que eu queria.

Na escola eu comprei entradas pra London Eye e pro Sea Life. O desconto deles eh otimo. Economizei uns R$ 50,00 nos dois tickets.

Algumas curiosidades sobre Londres:
-Eh muito dificil atravessar a rua. Por mais que voce saiba que a mao eh invertida, e voce saiba que TEM que olhar pro lado "errado", o seu cerebro eh condicionado a olhar pro lado que voce esta acostumado. Eu quase fui atropelado umas 10 vezes desde que cheguei.
-Nas estacoes do metro, e mesmo dentro do vagao, o alto-falante diz a todo momento "Mind the gap", que eh algo do tipo "Atencao com o vao entre o trem e a plataforma". Isso eh engracado, porque em Londres todo mundo fica repetindo isso a todo momento, em tom de brincadeira. Nas lojas de souveniers, existem camisas em que esta escrito Mind the gap.
-Por falar em lojas de souveniers, aqui tambem existem aquelas camisas "Meu amigo foi a Londres e tudo que eu ganhei foi essa camiseta vagabunda". Em ingles, eh claro.
-Existem muitos mucumanos no metro, mas eu quase nao os vejo pelas ruas. Fico me perguntando onde eles ficam quando nao estao no metro. Sera que eles ficam somente no metro, indo de um lado pro outro o dia inteiro?!?
-A central do Brasil nao perde nada pras estacoes do metro da Oxford St no horario do rush. A unica diferenca eh que as pessoas sao educadas, nao ficam te empurrando. Mas eh muito, muito cheio.
-Quando eu disse que as pessoas nao te empurram, so existe uma excecao: existe uma regra nas escadas rolantes do metro, que voce eh obrigado a ficar parado do lado direito. Quem tiver com pressa, vai passando as pessoas pelo lado esquerdo. Se voce ficar parado do lado esquerdo, alguem vai te empurrar pra passar...
-Sabe aqueles secadores de mao automaticos, tipo de banheiro de shopping? Aqui eles realmente funcionam! As maos ficam secas em poucos segundos. Outra diferenca eh que na maioria deles o ar nao sai quente, mas frio.
-Eh extremamente dificil encontrar banheiros pela rua. Mesmo em lanchonetes, como Mc Donald's muitas vezes nao ha banheiro, ou tem uma placa dizendo que esta em manutencao.
-Eh impressionante a quantidade de pessoas que falam em portugues nas ruas. Quando voce fica com raiva de alguem, nao pode xingar em portugues. A probabilidade da pessoa entender eh grande...
-A maioria dos museus de Londres sao gratuitos. Mesmo os que sao cobrados possuem varios tipos de promocao, por exemplo, o Madamme Tussoau, que eh o famoso museu de cera, sai pela metade do preco na ultima hora de funcionamento.
-Em varios lugares, a agua da torneira eh quente. Em alguns lugares, quase chega a queimar as maos.

Por hoje eh isso. O post ficou um pouco grande, mas espero que gostem!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Primeiro dia de aula

Hoje, foi o meu primeiro dia de aula. Pra variar, cheguei atrasado... a aula comeca as 08:00h, mas eu cheguei na escola mais de 08:40h. Alias, hoje eu fui um pessimo aluno. Eu deveria ter voltado a escola as 14h para uma palestra aos novos alunos, mas quem disse que eu lembrei???

Eu jurei que nao ia conversar com brasileiros durante a minha viagem, mas gracas a Deus eu quebrei essa promessa. Conheci uma brasileira na minha aula de conversacao, Juliana, e sai com ela e o namorado dela para almocar. Ela e o Andre me deram varias dicas sobre a cidade, coisa que todo turista deveria obrigatoriamente saber. Acho que deveria ser entregue uma cartilha ainda no aviao com essas dicas rsrs. Depois do almoco eles me mostraram algumas lojas na Piccadilly, e depois fomos ao Imperial War Museum. O museu eh otimo, tem tudo sobre guerras, desde armas, avioes, misseis e etc ate documentarios, inclusive um cinema onde passa um filme com algumas informacoes.

Depois do museu, eu voltei a Piccadilly e fui ate a Oxford St para comprar o meu novo Ipod, para poder surfar na net onde estiver (existem inumeros lugares em Londres com wi-fi gratuito).

Quando ja eram 19h, eu decidi que antes de voltar para casa iria conhecer o parlamento e a London Eye (para quem nao sabe, eh uma roda gigante de aprox 45 andares de altura). Foi uma otima escolha, pois a London Eye e o Big Ben iluminados a noite proporcionam excelentes fotos.

Cheguei em casa quase 22h, totalmente exausto, mas ancioso por mais um dia de aventuras em terras londrinas....

ps: Desde ontem eu estou escrevendo sem acentuacao porque aqui o codigo de caracteres eh diferente, logo nao da para colocar acentos nas palavras...

domingo, 4 de outubro de 2009

Cheguei!!!!

Depois de passar umas 15 horas dentro de avioes, finalmente eu cheguei na terra da rainha.
Fiz uma conexao em Guarulhos, e de la peguei o 777 que me trouxe a Londres. Estava chovendo torrencialmente em SP, por isso rolou um medo de pegar uma turbulencia forte, mas gracas a Deus a viagem foi muito tranquila (embora cansativa).
Eu tinha o endereco da casa da familia que ia me acomodar. Logo, seria mais facil pegar um taxi no aeroporto e vir correndo pra ca.... isso se eu nao fosse do tipo de pessoa que gosta de dificultar as coisas.... primeiro, eu peguei um metro, troquei de trem uma vez e depois troquei de linha. Como eh domingo, nem todas as linhas de Londres estao funcionando. Entao, eu peguei um onibus do metro ate a estacao Wembley (ao lado do famoso estadio), e la peguei o meu ultimo onibus, que me deixou uns 400 metros da casa. Isso tudo parece facil, se eu nao estivesse com uma mala gigante e uma mochila abarrotada de coisas.... mas foi uma aventura boa, me sentir um cidadao londrino comum :-)
O unico momento tenso foi com o agente de imigracao. Ele me fez umas 40 perguntas, mas eu estava indo bem. Quando ele perguntou porque eu vim pra ca estudar ingles, se o meu ingles eh muito bom, eu me senti muito contente.... mas quando ele perguntou "Do you have any proves of your job?", eu pensei "Jah era, vai me mandar de volta..." eu simplesmente nao trouxe nada... mas foi tranquilo, passei bem...
Enfim, para o primeiro dia eh isso....