quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Budapeste

Chegamos em Budapeste no começo da noite de terça-feira. Ficamos um pouco assustados no aeroporto, porque as pessoas não falavam ou falavam muito pouco inglês, e nós não tínhamos a menor idéia de como ir para o hostel. Conseguimos uma van, e em meia-hora chegamos.

Ao chegarmos no hostel, a cena foi engraçada. O prédio é muito antigo, e tivemos que subir os 4 andares de escadas, em meio a uma penumbra, e quando chegamos no hostel, o lugar parece mais com uma casa normal, e as pessoas estavam todas fantasiadas, muitas de lobo-mau ou chapeuzinho vermelho. Eu fiquei me perguntando em qual hospício tinha entrado, mas então nos explicaram que era noite de festa a fantasia, e partimos com eles para a festa, que ia rolar em 2 pubs. A galera é muito animada, e eles bebem forte. Curtimos muito a balada, com direito a cantar Sweet Child O' Mine no karaokê. Fomos embora já no meio da madrugada, para conhecermos a cidade no dia seguinte.

Na quarta, eu fui conhecer a Casa do Terror, que é um museu dedicado ao terror sofrido com as ocupações nazista e soviética. O lugar é fenomenal, com vários fatos, objetos, histórias, e fica localizado no prédio que era sede da polícia política deles. Depois, eu fui conhecer a Ópera de Budapeste. Por coincidência, cheguei no local faltando 5 minutos para uma visita guiada, com direito a um mini concerto no final. O prédio é fantástico, e o mini concerto valeu muito a pena. Ele aconteceu no bar da ópera, para poucas pessoas, a música instrumental era gravada, mas o tenor era excelente. Eu vi uma senhora chorando no final...

No fim da tarde, voltei pro hostel pra me preparar pra balada. Era dia de pub crawl, fomos visitar 5 pubs diferentes, e no final eu fui pra um dos que já tinha visitado pra fechar a noite. Nessa noite eu passei um pouco da conta... me perdi voltando para o hostel, e mesmo com o mapa na mão, fiquei andando em círculos por cerca de uma hora, até finalmente encontrar o endereço. Quando cheguei, contei pro Nardoni o que aconteceu, e demos boas risadas.

Na quinta, acordamos por volta de 13h, e saímos pra almoçar e conhecer um pouco mais da cidade. Andamos bastante, fomos na Basílica de Santo Estêvão, andamos pelo centro, caminhamos pelo Rio Danúbio, passamos por duas pontes do rio, e fomos até o Castelo de Buda. O curioso é que o nome do castelo nada tem a ver com Buda do Budismo, mas sim porque Budapeste é fomada pelas cidades de Buda e Peste, e esse era o Castelo Real de Buda. O lugar é fantástico, conseguimos tirar várias fotos de toda a cidade, e como chegamos no castelo no fim da tarde, pudemos tirar fotos diurnas e noturnas.

À noite, voltamos para o hostel e decidimos que hoje não íamos sair, para dormirmos cedo e aproveitarmos melhor a sexta-feira, e eu acho que estou precisando cuidar um pouco mais do meu fígado... ontem eu bebi cerveja, whisky, vodka e gim, agora preciso dar uma folga pra ele =D.

A minha passagem por Budapeste tem algumas coisas curiosas. A melhor é que a moeda local é o Forint, que vale menos de um centavo de real, mas quando eu penso em conversão, eu nunca converto para o real, sempre para euro. Assim é mais fácil comparar o preço das coisas, porque euro é a moeda que eu estou usando em toda a viagem. Eu demorei um bom tempo pra aprender o nome da moeda local, mas quando estou conversando com o nardoni ou outro brasileiro, normalmente me refiro como "estalecas". Assim fica mais engraçado, e eu não preciso me preocupar em memorizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário