segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Auschwitz

Hoje foi um dos pontos altos da minha viagem. Conheci os principais campos de concentracao do complexo de Auschwitz, Auschwitz I e II (Birkenau).

Partimos de Cracovia com um grupo, guiados por uma guia em ingles. A viagem de onibus leva mais ou menos uma hora e meia, e ficamos cerca de 3h nos campos. Infelizmente, Auschwitz Birkenau nao oferece muitos pontos para visitas, pois ele era um campo muito grande, com centenas de barracoes, e seria impossivel visitar todos. Ainda por cima, as camaras de gas e crematorios foram destruidos pelos nazistas, para tentar ocultar as provas dos crimes. Auschwitz Birkenau eh conhecido como a maquina da morte nazista.

Ao contrario, Auschwitz I eh muito menor, com menos de 30 barracoes, e foi todo preparado para receber visitantes. La fica o museu de Auschwitz. Alguns barracoes sao abertos a visitacao, e ainda mantem toda a estrutura original, com algumas pecas decorativas e artigos dos judeus. A emocao quando se visita o lugar eh impressionante. Eu fiquei mais de uma hora sem dizer uma unica palavra, em grande parte porque nao tinha mesmo o que dizer, mas em muitos momentos porque a emocao era muito grande. Os ultimos lugares da visita sao uma prisao, com celas minusculas onde os prisioneiros morriam de fome e sufocados, e um predio com camara de gas e crematorio.

Hoje eu posso dizer que realizei o segundo maior sonho da minha vida. Agora so falta fazer amor com a Juliana Paes...

Agora ja sao 00:30, e eu preciso sair de casa 03:00 para pegar o meu voo para Praga. Ja sei que vai ser outro perrengue.... mas a diversao nao pode parar!!!

3 comentários:

  1. Oi Vini,

    tenho acompanhado sua viagem e me divertido muito com suas fotos no orkut (Jayme tbm, pois está adorando a divulgação do Vascú que vc está fazendo!!rsrsrs)

    Bom, esse post me impressionou muito, pois como boa historiadora que sou, tenho uma vontade enorme de conhecer as "entre-linhas" da 2ª Guerra ... Com certeza eu ficaria muitooooo emocionada, ainda mais olhando com olhos "entendidos" sobre o assunto!! (Um dia eu chego lá... rsrs)

    E quanto aos seus sonhos... Pegou pesado quanto a Juliana Paes hein?!! rsrsrsrs

    Bjinho e continue curtindo muito!

    Tábata Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. A sua narração é muito bem redigida.Mas o que mais agrada nos seus textos é a emoção que transpassa pelas suas palavras.Dá pra imaginar a aventura sem mesmo ter ido. Muito boom!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Sem comentários sobre a Juliana Paes!!! rs


    Pensou em coisas boas??? Aposto que foi muito mais tranquilo pra você do que é pra um monte de gente que vai movida só pela vontade de ver o lugar... Bom saber quea viagem está sendo tão boa!


    Cuide-se.

    Fê.

    ResponderExcluir