domingo, 18 de outubro de 2009

Berlim

Pra variar, eu sai de casa atrasado pra pegar o aviao pra Berlim. Na minha ultima semana em Londres, eu nao estava dormindo direito. Em 4 dias, dormi menos de 16 horas, e ainda pra piorar eu tinha que sair de casa antes das 04h da manha pra pegar o aviao. Tive que correr como um louco no aeroporto, desde o check-in ate o embarque, mas consegui pegar meu aviao, faltando uns 5 minutos pro embarque.

A minha primeira impressao de Berlim foi achar a cidade muito fria. Estava menos de 5 graus no aeroporto, e ventava muito, a sensacao termica estava uns zero... pra quem achava Londres fria, Berlim foi um choque. Eu sai de Londres com 10 graus. Berlim tem algo muito em comum com Bruxelas: muitas pessoas nao pagam trem e metro. Na minha primeira viagem, eu comprei o ticket, mas nao achei nenhum lugar pra passar, entao nao paguei. Depois, resolvi que nao ia pagar nenhuma vez, e foi o que aconteceu. Ate onibus eu nao pagava, as duas vezes que eu peguei onibus, os motoristas me disseram que nao precisava pagar. Uma vez porque eu era turista, outra porque eu ia pra um ponto muito proximo.

Pra quem acha os europeus frios, Berlim eh um soco no olho. Os londrinos sao frios, mas os alemaes sao sem-educacao. Em Berlim, voce pede informacao na rua, e algumas pessoas nem olham pra sua cara, continuam olhando pra onde estao, como se fossem surdas. Mesmo que nao fale ingles, a pessoa podia pelo menos olhar e fazer sinal que nao fala. De noite, eu fui pedir informacao pra uma mulher e ela nao so nao olhou pra minha cara, como fez uma cara de nojo. Resultado: chamei ela de piranha! Em portugues, claro... Engracado que, mesmo sem falar nada de portugues, eu sei que ela entendeu perfeitamente o que eu disse, pela cara que ela fez.

Uma dica pra quem for a Berlim: se alguem na rua te parar perguntando se voce fala ingles, nao responda. Muitos pedintes abordam turistas assim. Numa situacao dessas, fale em portugues e saia andando.

A coisa que mais me impressionou em Berlim, por nao conhecer antes, foi a torre de TV antiga da Alemanha Oriental. Ela eh gigante, mais de 300 metros de altura. Eu tentei subir nela, mas a fila era gigante, parecia banco em dia de pagamento.

Berlim tambem tem muitos brasileiros. Enquanto eu estava no muro, encontrei dois grupos de brasileiros. Eles me reconheceram pelo cachecol do Vasco. Uma menina pediu pra tirar foto com o cachecol, pra mandar pro pai dela. Eu achei o maximo... rsrs

Ha alguns dias, eu tenho sentido muita dor nas pernas, e estou com algumas bolhas nos pes. Em Berlim, o problema comecou a se agravar. Eu estava com muita dificuldade pra andar, por causa das bolhas. Andar o dia inteiro nao eh mole, principalmente com uma mochila pesada nas costas, e na Europa, que onde voce vai tem muitas escadas. Em muitas estacoes do metro nao tem escadas rolantes. Isso eh otimo quando estou indo ou vindo do aeroporto, com mais uma mala pra carregar pra cima e pra baixo.

Uma coisa lamentavel na Europa eh que muitas pessoas nao lavam as maos depois de usar o banheiro. Em Londres, em varios banheiros tem uma placa pedindo pras pessoas lavarem as maos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário