domingo, 11 de outubro de 2009

Brussels

Como eu adiantei no post anterior, esse fim de semana eu fui pra Bruxelas. Uma cidade tipicamente europeia, com muitos tracos de Paris, sede da Uniao Europeia.

Logo que cheguei, encontrei com o Bernardo, um dos fundadores dos Guerreiros do Almirante, um movimento de torcedores do Vasco da Gama que eu faco parte. Eu nao o conhecia pessoalmente, apenas tinhamos alguns amigos em comum. Eh um cara muito bacana, que como eu, ama o Vasco de coracao.

O primeiro lugar que fomos passear foi a Grand Place, uma das pracas mais bonitas da Europa. Tem varias construcoes grandiosas. Enquanto estavamos na praca, chegou um grupo de torcedores turcos, que estavam se preparando para ir assistir ao jogo das eliminatorias da copa, Belgica x Turquia. Eu fiquei louco com os caras, eles fazem uma festa muito bonita. Me lembrou muito a GDA, e toda a nossa explosao de loucura.

A cidade estava lotada de policiais, todos preocupados com um possivel confronto de torcedores das duas selecoes, mas gracas a Deus, nada aconteceu.

Como nao podia ser diferente, fomos ao estadio Roi Baudouin, para ver se eu conseguia algum ingresso. Eles nao vendem ingressos no dia do jogo, entao tive que apelar para os cambistas. Enquanto estavamos procurando por ingressos, aproveitamos para tirar fotos com o Atomo, que eh um monumento gigantesco, que representa um atomo aumentado 165 bilhoes de vezes.

Depois, me despedi do Bernardo e voltei pro estadio, para ver se conseguia comprar o ingresso. So estava achando com um cara por 75 euros, mas consegui comprar por 20 euros, pena que o lugar nao era muito bom, mas eu estava num jogo das eliminatorias europeias para a copa, o lugar no estadio era so um detalhe...

O estadio estava bem cheio, com cerca de 70% da lotacao. Deu uma vontade de puxar o grito de Casaca! O jogo foi bom, a Belgica ganhou de 2x0, mas os turcos nao pararam de fazer festa nem por um minuto. Eles so sao um pouco hostis, pois eles acendiam os sinalizadores na arquibancada, e os arremessavam em direcao ao campo. Se fosse no Brasil, eles iam tomar muita porrada da PM.

Na volta pro albergue, encontrei uns caras, e um deles ficou debochando de mim, achando engracado eu falar portugues, ingles, frances e espanhol (os 2 ultimos muito limitados, claro). Ele descobriu isso porque um amigo dele eh espanhol, e eu fiquei conversando com ele. Nao sei o que ha de engracado nisso, ele devia se sentir envergonhado por eu ser do terceiro mundo, e estudar tantos idiomas, e ele mal falar frances, e ainda todo cheio de girias.

Bruxelas eh conhecida por ter inventado a os Smurfs e a bata-frita, mas tambem eh famosa por seu chocolate e cervejarias. Em alguns lugares, existem mais de 250 tipos de cerveja. Eu experimentei cerveja de cereja e de uma outra fruta vermelha, que nao temos no Brasil.

Domingo, eu voltei a Grand Place, e dali fui conhecer o Mannequin Pis, uma estatua de um boneco fazendo xixi, que parece o simbolo do Botafogo. Ele eh um dos maiores simbolos de Bruxelas, mas eh decepcionante. A estatua eh tao pequena, que mal da pra ver. Depois, fui conhecer alguns pontos turisticos, e terminei o meu passeio no Castelo Real.

Gostei de Bruxelas, mas a cidade tem alguns pontos negativos, e o principal deles eh o metro. Eh uma bagunca total, nao tem roleta para entrar, voce coloca o cartao em um lugar, mas se nao quiser pagar, nao paga. Eu so paguei uma vez, na saida do jogo, porque tinha muita policia na estacao. Alem disso, a rede metroviaria eh muito pequena, e o metro faz uma especie de caracol, ou seja, ele passa duas vezes pelo mesmo lugar. Acredite se quiser... Como se nao bastasse, os vagoes sao velhos, e as portas nao abrem automaticamente, voce precisa abrir com as proprias maos.

Outra coisa estranha em Bruxelas eh que muitos banheiros masculinos nao ficam com as portas fechadas, onde os caras urinam, e isso porque alguns lugares eu ainda tive que pagar pra ir no banheiro. Se for assim, prefiro fazer no muro dos outros, porque pra mim vai dar na mesma, e ainda economizo 0,50 de euro, que da quase R$ 1,50...

Finalizando, Bruxelas eh uma cidade muito bonita, mas que oferece alguns perigos que Londres nao tem, como pessoas que nao respeitam transito, briga nas ruas (eu vi duas vezes), assaltos e etc.

2 comentários:

  1. altas aventuras....estou adorando viajar com vc atraves do blog é mto legal..parece que estou junto com vc...há descobri que eu tb tenho um então estou te seguindo(rsrs)..bjs

    ResponderExcluir
  2. Olha eu aqui outra vez... rs

    A estátua do Manequinho é realmente decepcionante...rs a que fica na sede do meu clube é muito maior e mais bonita.
    Dá-lhe Fogo!!!!!!!!

    Bjks, Adriana

    ResponderExcluir