sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mona Lisa

Para minha surpresa, amanheceu um belo dia de sol no meu segundo dia em Paris. Como eu ja tinha conhecido a torre, fui realizar o meu segundo desejo na cidade: parti para o Louvre, para conhecer a Mona Lisa. A entrada do museu eh muito chamativa, com a sua famosa piramide de vidro. Admirei a paisagem por uns instantes, e fui em busca de "La Gioconda", do mestre Da Vinci - eu precisei vir a Paris para descobrir que a Mona Lisa era conhecida assim. Ao contrario do que todos dizem, ela nao eh minuscula, e muito menos decepcionante. Ao contrario, ela eh linda, e do tamanho de um quadro comum, daqueles que as pessoas tem em casa. Talvez por existirem uns quadros gigantes no museu, as pessoas a considerem pequena. Ela eh uma obra unica, possui uma parede so pra ela, enquanto todas as outras pinturas dividem espaco umas com as outras, e eh a unica que possui uma aglomeracao de gente ao seu redor. Pena que o publico nao possa chegar a menos de uns 4 metros de distancia.

Depois do museu, eu fui almocar. Esse foi o primeiro restaurante que eu estive em Paris onde o garcon falava ingles. Ele tinha ate um menu traduzido para o ingles. Aconteceu um fato no minimo curioso: eu pedi o prato do dia, que era um arroz com peixe, e pedi uma porcao de fritas para acompanhar, dizendo que poderia pagar pelas fritas separadamente. O chef achou um absurdo, e disse que nao me serviria as fritas. Depois, o proprio chef veio na minha mesa, pegou o meu prato, separou a pele do peixe e me ensinou a comer a comida que ele fez. Nessa hora, eu me convenci que realmente estou em Paris.

Depois do almoco, eu fui olhar algumas lojas, e descobri o que algumas pessoas ja tinham me avisado: Paris nao eh um bom lugar para compras, eh tudo muito caro. Por exemplo, a blusa da Ferrari que eu comprei em Londres, aqui custa o dobro do preco. Fui passear na Galeria Lafayette, e vi aquele mundo de roupas, acessorios e cosmeticos das marcas mais famosas do mundo. Pena que tudo seja voltado para o publico feminino.

A noite, fiquei bebendo no bar do hostel com uns brasileiros que eu conheci, e fui dormir nao muito tarde, por volta de 01:30h, para estar disposto no dia seguinte. Tem um frances no meu quarto que veio falar de futebol, dizendo que Maradona era melhor que o Pele, e Zidane foi o melhor da sua geracao. Eu mandei ele calar a boca, e disse que para discutir comigo sobre futebol precisa ganhar pelo menos 3 copas do mundo.

Uma coisa que eu tenho reparado nos lugares onde passo sao os artistas que se apresentam no metro. Os de Londres sao os mais sofisticados, com guitarras, amplificadores e caixas de som. Os de Berlim sao os mais talentosos, com musicas muito boas. Alias, la foi o unico lugar que eu dei dinheiro pros artistas. Os de Paris sao os mais chatos, sempre muito barulhentos, com sanfonas, trompetes etc. Eu acho que existem mais sanfoneiros no metro de Paris que no Ceara inteiro.

3 comentários:

  1. imagina se vc tivesse pedido um ovo frito pra acompanhar!!!!!!!!! hehehehhehe

    sandro

    ResponderExcluir
  2. E ai Vinicius, que maneiro saber que você esta fazendo esses passeios na Europa, esse é um dos meu sonhos.
    Ontem eu descobri seu blog entao antes de escrever algo tive que ler todos os seus post, o que me fez me animar mais a fazer um passeio destes.
    Perguntinha: Nesses passeios pela Europa você separou um tempo para ir em Amsterdan nos CooffeShops e na famosa Red Light District.
    Abraços
    Anderson Borges

    ResponderExcluir
  3. HAHAHHAHAHHAHHAHAHA
    Suas observações são as melhores!!! rs

    Imagino um malandro tocando sanfona no seu ouvido em pleno metrô parisiense... Perfeito!


    Aproveite tudo e conte mais!

    Beijocas RUBRO NEGRAS de boa viagem! rs

    ResponderExcluir