sábado, 24 de outubro de 2009

Notre Dame e Arco do Triunfo

Ontem, eu decidi que o primeiro lugar que eu ia visitar seria a Catedral de Notre Dame. Peguei o metro, e quando eu desci, uma surpresa: estava acontecendo uma manifestacao de estudantes em frente a central de policia. Me aproximei dos manifestantes, e descobri que o motivo do protesto era uma jovem de 19 anos, que foi abordada pela policia no caminho do colegio, e foi deportada para o Congo no mesmo dia, levando apenas sua mochila.

A Catedral me surpreendeu bastante. Eu nunca tinha visto fotos do seu interior, e por dentro ela eh muito mais bonita que por fora, com vitrais gigantes. Mesmo quem nao eh religioso sente uma grande emocao, e uma paz de espirito forte em seu interior. Para mim, que sou catolico, ela teve um significado a mais, com direito a pausa para oracao na Capela do Santissimo Sacramento. Como a fila para subir a torre estava muito grande, eu decidi nao subir, para economizar tempo, e parti para o Arco do Triunfo.

Eu aproveitei para descer do metro uma estacao antes do Arco, para conhecer um pouco da Champs Elysees. O Arco fica em uma rotatoria gigante, e o transito ao seu redor eh caotico. Nao ha engarrafamento, mas os carros nao se entendem, quem entra, quem sai e quem continua na rotatoria. Parece um daqueles videos que costumamos ver na internet, do transito em alguns paises estranhos. A subida para o Arco me matou. Sao 264 degraus (nao que eu tenha contado, esta escrito), e ultimamente as minhas pernas tremem so de olhar para escadas. Desde que eu cheguei na Europa, tenho andado o dia inteiro, e onde eu vou existem escadas para subir e descer. Quando eu voltar para o Brasil, vou ficar pelo menos um mes sem subir nenhuma escada.

Fui almocar no melhor restaurante que eu comi desde que cheguei na Europa, logicamente pedindo o prato do dia para economizar uns euros. Quando o garcon trouxe o meu prato, eu quase perguntei se aquilo era somente a entrada, e onde estaria o prato principal. Eu pedi um pato com batatas, mas aquilo nao era nem uma codorna. Em compensacao, o sabor era magnifico.

Depois do almoco, fui conhecer o Museu das Armas, onde esta a tumba de Napoleao. O museu eh otimo, conta a historia das duas guerras mundiais, e existem armas e armaduras desde a era medieval la expostas. A tumba do imperador eh gigante. Nao sei para que algo tao grande, se ele era baixinho...

Saindo do museu, fui andando ate o Colegio Militar, e depois segui para a torre, para admira-la mais uma vez. Eh impressionante a quantidade de vendedores ambulantes nos arredores da torre, parece o Largo da Carioca.

1. Que maneiro! Sai daqui pra esbarrar com camelôs na Europa! rs

Tô adorando acompanhar sua viagem pelo blog. Já sei o que fazer e o que não visitar quando voltar ao Velho Continente.

Ah, acabei de voltar do jogo do seu timinho (só minha irmã pra fazer isso comigo!!!) e vocês ganharam, claro!

Fora isso, uma ótima viagem e beijocas RUBRO NEGRAS!

Fê (tô comentando com meu segundo perfil)