quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Praga... que praga

A minha viagem pra Praga foi de longe a pior parte da minha jornada. Eu tinha que sair do hostel na Cracovia as 03:00h da manha, e sai pra jantar com os amigos brasileiros depois do passeio a Auschwitz, e voltamos a meia-noite. Como eu ainda precisava tomar banho, arrumar a mala e queria publicar algumas fotos, resolvi que nao ia dormir. As poucas horas que eu dormi foram no aviao e no trem.

Sai debaixo de chuva e com 4 graus de temperatura, entao resolvi que ia pegar um taxi ate a estacao de trem, para nao pegar uma gripe. O taxista me informou a plataforma errada, entao ja tive que andar mais um pouco. Chegando no aeroporto, eu demorei um pouco para deixar o trem, entao perdi o onibus que levaria ate o aeroporto. Tive que andar uns 3 quilometros naquela chuva gelada, onde o guarda-chuva nao adiantou muito.

Cheguei em Praga e conheci o frio de verdade. A temperatura estava aproximadamente zero grau. Eu corri pro banheiro do aeroporto para trocar o tenis e as meias (sao dois pares nesse frio), pois os meus pes estavam encharcados desde a Polonia.

Na cidade, fui procurar uma casa de cambio, pois na Republica Checa a moeda eh Coroa Checa, e nao Euro. Levei uma volta na casa. A mulher me deu o dinheiro por um preco diferente do que estava escrito no painel. Fui reclamar, e ela disse que aquele preco era de venda, e nao de compra. Pedi o meu dinheiro de volta, e ela disse que nao daria. Eu chamei a policia, e nao fizeram nada. Me deram um papel dizendo que a policia da Republica Checa nao resolve problemas de casas de cambio, que isso era problema da justica civil, e no papel tinha o endereco do forum. Fiquei com muita vontade de quebrar a casa de cambio toda, mas nao fiz isso porque eu sabia que se fizesse, eu seria preso e deportado, e talvez nunca mais conseguisse entrar em outro pais. Mas confesso que, mesmo sabendo disso, ainda tenho essa vontade. Fui pro hostel, e falei pro atendente o que tinha acontecido, e disse que aquilo eh uma gangue. Ele nao gostou do que eu disse, e disse que Praga eh uma das cidades mais seguras do mundo. A mulher precisava ter colocado um revolver na minha cabeca, pra estar me roubando? Mostrei o papel pra ele, e ele disse que aquele endereco nao eh do forum, mas do Banco Central, e que la ninguem ia fazer nada. Ele concordou comigo que existe uma gangue. Por sorte, eu so perdi 25 dolares, mas fiquei furioso o resto da viagem por isso. Depois disso, andando na rua, comecei a prestar a atencao e vi varios golpistas tentando chamar turistas para casas de cambio. Se eu quisesse um lugar lindo, mas que o povo nao presta, nao teria saido do Brasil. Ia economizar uma fortuna, e nao precisaria passar por esse frio de matar.

Outra coisa ruim de Praga eh que muitas coisas sao muito caras. Eu paguei 20 dolares por um lanche do subway. Mas, nem so de coisas chatas Praga eh feita. Eu conheci o Castelo de Praga, que segundo o Guiness Book eh o maior castelo do mundo. Depois, fui conhecer uma cervejaria de 600 anos. Encontrei alguns espanhois bebados la, e achei q eles nao tinham controle sobre a bebida, e paguei caro por isso... em pouco tempo, eu estava tao bebado q mal sabia quem eu era... voltei pro hostel, e fui dormir, para acordar cedo e pegar o aviao pra Paris. A bebida de la eh mais batizada que na mariuzinn de copa.

Acordei faltando 45 minutos para o horario de encerrar o meu check-in, e o hostel fica a 30 min do aeroporto, de taxi. Desci como um desesperado para pegar um taxi, e a taxista saiu correndo pela cidade. Mesmo sendo tao cedo (04:30h), ela nao avancou nenhum sinal pelo caminho.

No aviao, as aeromocas tchecas eram muito antipaticas. Uma delas queria me cobrar 2 euros pela agua. Tive que discutir com ela, e consegui a minha agua.

As bolhas dos meu pes estao gigantes, as minhas pernas exaustas por andar tanto por tantos dias seguidos, a minha boca esta toda partida e as juntas dos meus dedos todas ressecadas e machucadas pelo frio. Una isso a um povo escroto e um frio de matar. Definitivamente, eu nunca mais volto naeuele lugar maldito.

O meu mal-humor so melhorou no aeroporto de Paris, quando eu comecei a falar em frances com o atendente da lanchonete. Isso ja foi o suficiente para eu saber que tinha deixado aquele lugar e virar a pagina, para partir para conhecer essa cidade fantastica.

Vou fazer um pedido mais uma vez: por favor, assinem os comentarios no blog. Eh muito estimulante saber quantas pessoas e quem esta acompanhando (ou pelo menos aqueles que deixam algum comentario).

3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkk desculpa é trágico mas engraçado rs,vc ta sempre atrasado pra tudo rs, e tenho q concordar praga foi mesmo uma praga parece até q emprestei um daqueles meus dias q nada da certo pra vc rs e que bom q vc sobrevieu pq com esse frio todo eu acho q eu nem voltava ficaria congelada por ai mesmo rs.Dias melhores ta...
    bjs...
    Aline Andrade

    ResponderExcluir
  2. Lugar lindo e povo que não presta??? Podia ter poupado a nós, brasileiros honestos, né? rs

    Sem comentários, Vi!


    Imagino o quão puto deva ter ficado, ninguém gosta de ser roubado! Muita sacanagem, mas vc viu coisas bonitas e espero que esse incidente não tenha estragado essa parte da sua viagem...

    Quanto ao mau humor melhorar, fala sério, né? Como ficar de mau humor em Paris? rs


    Boa sorte com a viagem! Beijocas e cuide-se!

    ResponderExcluir
  3. Consigo ver sua cara de estressado perfeitamente. Por sorte meu celular não tocou de madrugada para socorrê-lo por questões de cobrança abusiva!!! hehehe..............acho que sabe do que falo.....hehehehee
    Cara, to curtindo a viagem com vc, tdo muito bacana. Tenho certeza de que sua noção de frio mudará.....aconteceu comigo, e talvez vc tenha pego mais frio que eu.......
    Acho que vc acabou elogiando o povo de praga qdo o comparou ao nosso, mas tá valendo.
    Continuarei aqui, conectado!
    Carpe diem
    Sandro

    ResponderExcluir