quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Primeiro dia em Paris

Como eh bom poder sair na rua vestindo somente um moleton de novo, e nao mais uma roupa que mais parece que eu vou fazer uma viagem espacial. Eh engracado olhar algumas pessoas na rua com varios casacos e cachecois. Agora eu entendo porque os mineiros e gauchos zombam de nos, cariocas, quando colocamos muitos casacos em um frio de 19 graus. Eu acho que se pegasse 19 graus agora, seria capaz de andar de sunga, e mergulhar no mar.

Algumas pessoas nao entendem como ainda nao peguei nem mesmo um resfriado, porque no Rio eu vivia caindo de cama com crises de sinusite e rinite. Existem 3 motivos basicos para isso: o primeiro o clima aqui nao eh umido como no Brasil, e isso favorece os alergicos; o segundo eh que eu so tomo banho frio, mesmo quando a temperatura la fora esta proximo de zero; o terceiro motivo eh que eu sempre procuro protejer os pes, maos, pescoco e orelhas do frio.

Paris eh uma cidade cosmopolitana, mas nao tanto quanto Londres. Das cidades que eu visitei ate agora, eh a que tem a maior populacao negra. Existe uma lenda que os franceses nao sao solicitos. Isso eh uma meia verdade. Algumas ate sao, mas a parcela da populacao que fala ingles eh muito baixa. Para um pais de primeiro mundo, eu acho pessimo.

Por falar em mitos sobre os franceses, a ideia que fazemos que eles bebem muito vinho eh pura realidade. Todo mundo almoca e janta tomando vinho. Eh claro que eu tinha que acompanhar a tradicao local... Por falar em comida, desde que eu sai de Londres, Paris eh o primeiro lugar que eu estou me preocupando em fazer refeicoes regulares, ao inves de lanches no Mc Donald's, por exemplo. A primeira razao para isso eh que eu vou ficar aqui 5 dias, entao nao preciso economizar tempo das refeicoes. Outro motivo eh que eu ja perdi muito peso, estou secando demais. O ultimo motivo eh que ja que eu estou em Paris, vou mergulhar na culinaria francesa, mesmo que para isso eu tenha que pagar 15 euros por refeicao.

Eh impressionante quantas semelhancas Paris tem com Bruxelas, alem da lingua francofonica. Primeiro, o metro eh uma bagunca, com vagoes velhos, e em muitos deles voce precisa abrir a macaneta, porque a porta nao eh automatica. O teclado no computador tem varias teclas invertidas, comparando com o nosso padrao. Em uma coisa, Paris eh pior que Bruxelas: o transito eh caotico. Varios motoristas fazem bandalhas, estacionam em locais proibidos, etc. Eu so nao vi ninguem avancando o sinal (ate agora...).

Houve um momento da minha viagem que eu pensei que fosse ter que voltar pra casa mais cedo. Quando eu estava na boate na Cracovia, eu pisei em falso em uma escada, e torci o pe. Na hora, eu pensei que fosse ter que engessar o pe, mas por sorte foi somente um susto, nao houve contusao seria.

3 comentários:

  1. Pelo visto alguém vai voltar um alcóolatra!!! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Vini,

    Eu acho que vc já está cansado e não vai conseguir curtir Paris como se deve (com calma, bom humor e tempo para se andar pela cidade)... hehe. Até mesmo porque viajar cansa e nos deixa estressados, por mais agradável e divertido que seja.

    Aos comentários...

    Não acho caro 15 euros por uma refeição. Se vc for pensar na conversão até pode ser, mas tem aquela famosa frase "quem converte não se diverte"... principalmente porque as refeições francesas são compostas por entrada+prato principal+ sobremesa. Com 15 reais vc não se alimenta assim no Brasil (a não ser que seja no famoso PF).
    Concordo com você sobre os vinhos. Em relação ao metrô, o mais importante é que eles funcionam bem e cobrem a cidade toda. Vc está em qual arrondissement?
    Aluga uma velib e vá curtir... rs

    Bjks, Adriana.

    PS: e se falar mal de Paris eu volto e comento novamente! rs

    ResponderExcluir
  3. Aproveite.A cidade é caótica, mas é linda! Não esqueça as fotos!


    E, por citar seu pé, como vão seus pés? As pernas melhoraram???


    Cuide-se.

    ResponderExcluir